sexta-feira, 13 de julho de 2007

O estado novo

No dia 10 de novembro de 1937, o presidente Getúlio Vargas anunciava o Estado Novo, em cadeia de rádio.
Alegando a existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Getúlio fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova constituição . O golpe de Getúlio Vargas foi articulado junto aos militares e contou com o apoio de grande parte da sociedade, pois desde o final de 1935 o governo havia reforçado sua propaganda anti comunismo, amedrontando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT em 1943.

A Constituição nunca chegou a entrar em vigor, pois precisava ser aprovada pelo Congresso. Fechado durante o golpe de Getúlio, o Congresso não foi reaberto durante todo o período do Estado Novo.
Getúlio porém tendo conseguido seu objetivo de permanecer no poder, pois fechou todas as Organizações partidárias, inclusive a Ação Integralista Brasileira. Em Maio de 1938 seus partidários revoltaram-se e atacaram o Palácio Guanabara, com o objetivo de tomar o poder, mas foram derrotados pelas forças do governo.

Nenhum comentário: